segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Debate TV


Hoje, a partir das 22.30, na RTP1,
programa "Prós e Contras"
sobre o referendo à interrupção voluntária da gravidez.

Pelo SIM estará Vital Moreira e Maria José Alves
Pelo NÃO, José Pedro Aguiar Branco e Isabel Galriça Neto.

Na plateia estarão representantes dos vários movimentos de cidadania. Espera-se um debate sério e esclarecedor.

1 comentário:

Mafalda Carvalho disse...

Hoje só tenho coisas positivas para dizer.

Em primeiro lugar, registo com apreço a mudança de opinião dos defensores do ‘Não’ em relação à actual lei. Outrora abjecta e abominável, é hoje defendida com todo o fervor e, onde antes viam radicalismo e leviandade, hoje vêem sensatez e equilíbrio. É pouco, dirão alguns (eu também), mas já é alguma coisa...

A seguir, quero agradecer a todos os representantes do ‘Não’ que ontem estiveram presentes no programa da RTP1 ‘Prós e Contras’. Como foram esclarecedores! Obrigada, do fundo do coração!

Se dúvidas houvesse, ficou muito claro, e logo desde o início, quando da leitura do texto da Rita Ferro, aplaudido com grande entusiasmo pelo lado do ‘Não’, qual é a posição que têm sobre as mulheres e sobre o dito aconselhamento que lhes querem prestar.

Das mulheres que recorrem ao aborto têm a imagem de irresponsáveis, insensíveis, levianas, fúteis e (pois é!) até adulteras. Não estou a insinuar - a Rita Ferro escreveu-o, num português claríssimo, e foi, repito, freneticamente aplaudida pelos defensores do ‘Não’ que se encontravam no auditório.

Sobre o aconselhamento que querem prestar a essas mulheres, também ficou claro que o que pretendem é falar, ao invés de ouvir, julgar, ao invés de compreender, impor a sua lógica moralista, ao invés de informar de modo isento e esclarecedor. Mais uma vez, não se trata de um juízo de valor da minha parte, mas sim da interpretação lógica do papel desempenhado pelo médico no texto da Rita Ferro, volto a referir, efusivamente aplaudido pelo lado do ‘Não’.

Depois deste começo clarificador, o debate prometia – e cumpriu!

Ao longo das diversas intervenções ficou totalmente esclarecido o que é que os defensores do ‘Não’ têm para oferecer. Têm para oferecer a manutenção do status quo, ou seja, a proliferação dos abortos clandestinos e a ameaça da pena de prisão. Ah! e têm também para dar uma caridadezinha moralista, totalmente ajustada à forma deprimente como percepcionam as mulheres.

First Impression, Last Impression – e. também na despedida, os defensores do ‘Não’, não deixaram por mãos alheias a clarificação da sua posição. E, uma vez mais, estiveram à altura do que lhes era exigido.

Primeiro com a intervenção do Engº Fernando Santos, que teve a coragem de expressar o que a hipocrisia e a consciência pesada de alguns faz questão de esconder: exceptuando quando a sua vida está em risco, as mulheres devem, sim senhora, ser punidas se interromperem voluntariamente a gravidez. Finalmente!

Para fechar, e com chave de ouro, a intervenção da Dra. / fadista Kátia Guerreiro que, interpelando directamente uma jovem apoiante do ‘Sim’, o faz naquele tom de superioridade, de quem é detentor da verdade e já descobriu a luz, dirigindo-se a alguém que está perdido nas trevas, dizendo, da forma mais caridosa que se pode imaginar: ‘Oh minha querida...’

Mas faltava a cerejinha em cima do bolo, e essa, o Dr. Aguiar Branco fez questão de ser ele próprio a colocar – também outra coisa não seria de esperar, diga-se. Afinal um dos grandes argumentos do ‘Não’ é (pasme-se!) o de evitar a discriminação das mulheres que interrompem a gravidez depois das 10 semanas (sujeitas a serem punidas), face àquelas que o fazem dentro desse prazo (que passarão a poder fazê-lo de forma legal). Não é lindo?!

Bem hajam por terem sido tão claros!

http://venhammaiscinco.blogs.sapo.pt/