sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Hoje, último dia de campanha

- Coimbra
Marcha pelo Sim
Concentração na Praça 8 de Maio, 15 horas

- Lisboa - Estufa Fria - 19.00 horas
Jantar de Encerramento da Campanha do Sim
Incrições: jantar@jovenspelosim.org (com nome e contacto), 964 150 115 ou 969 826 374
Uma iniciativa: Médicos pela Escolha, com o apoio de todos os Movimentos pelo Sim

- Porto,
Rua de Santa Catarina, 15.00 horas
Acção de Sensibilização de Rua


- Queluz
Passeata pelo Sim
Encontro junto à Bucha, 17.30

1 comentário:

Paulo disse...

REFERENDO SOBRE O ABORTO


Um referendo para mim é uma sondagem da opinião/vontade do povo. Os partidos politicos seguem uma linha economica e social que os caracteriza e distingue uns dos outros, no entanto, um cidadão socialista (PS), por exemplo, por mais que concorde com as linhas economicas e sociais do seu partido, é perfeitamente natural, que no que se refere a valores morais, intrinsecos ao seu caracter, discorde com a politica do seu partido. Ora esta discrepancia, que é perfeitamente natural, tira ao parlamento, na minha opinião, a legitimidade para opinar sobre questões que não são necessariamente a opinião dos cidadãos que os elegeram uma vez que retratam valores individuais.

A solução é um referendo e o aborto é claramente uma dessas questões que apelam ao caracter e valores morais de cada um. Cada um tem uma opinião pessoal e impossivel de enquadrar num partido politico.

Quando se faz um referendo, faz se uma pergunta. A pergunta do nosso é : " concorda com a despenalização do aborto até as 10 semanas efectuado em estabelecimentos oficiais?"

A interpretação dos resultados do referendo só podem ser duas (e só duas) :

SIM - O povo concorda com a despenalização ... estabelecimentos oficiais.
NÂO - O povo não concorda com a despenalização ... estabelecimentos oficiais.

NOTA : Na minha opinião se a abstenção for a que ganhar, parece-me que a leitura a fazer é --> decida o parlamento que é para isso que lhes pagamos :)

Então se o NÂO ganhar, o parlamento perde a legitimidade de despenalizar, pois a vontade do povo, diz que não quer a despenalização. A lei tem de continuar como está, ou mesmo que mude em alguns termos ou condições, nunca pode ser despenalizada (nem um milimetro)

Se o SIM ganhar o aborto vai ser despenalizado.

Na minha opinião devemos todos votar SIM por 5 grandes razões:


- Saude da Mãe / Saúde Publica

A realidade é esta, ter um filho, é algo tão importante, e que muda tanto a vida da mãe/pai/pais (para o resto da vida), que por vezes a falta de condições economicas, afectivas, psicologicas,... levam as mulheres ao desespero e ao aborto.

O estado não tem capacidade / vontade de fazer cumprir a lei, os abortos clandestinos são inumeros e a maqiuna judicial esta de costas voltadas para esta realidade.

A questão vai mais longe, se para Portugal aborto é crime, como podemos dar palmadinhas nas costas a quem vai fazer o aborto a Espanha. Isto chega ao cumulo de, se alguem roubar alguem for legal num determinado país e um portugues for lá cometer um roubo pode voltar para portugal alegremente e ser recebido de portas abertas. Isto é hipocrisia!

Dada esta realidade, as mulheres com menos dinheiro, sujeitam-se a abortar, em locais sem condições, sujeitando-se a adoecer, ficar com mazelas para o resto da vida, ficar esteril ou mesmo morrer.

As marcas psicologicas, que advem do medo de algo correr mal no aborto, do sentimento de culpa que a sociedade impinge agrava o sentimento de culpa que o acto em si ja incute nas mulheres.

Em vez de serem apoiadas numa situação dificil e marcante são menosprezadas, abandonadas e penalizadas, podendo mesmo ser presas.


VOTA SIM


- Proteção das crianças

Esta é uma questão importante, porque quando alguem impede um aborto, esquece-se que as razões que o motivava, não acabam ali, essas razões, esses problemas também vão afectar a criança. O Estado é extremamente inconsistente, incoerente, distante, cego, e mais qualquer coisa, quando obriga uma criança a nascer, e depois deixa-a passar fome com a familia (deve ser traumatizante para um pai ver o filho passar fome e não ter dinheiro para lhe comprar comida), porque não existe abono familiar, nem proteção social eficaz.

Este foi o exemplo economico, mas não nos podemos esquecer que por vezes as crianças são mesmo abandonadas, e para onde é que elas vão? Vão para o nosso famoso sistema misericordial. O estado que obriga a criança a nascer, depois não tem capacidade para verificar se estão a ser bem tratadas.

O caso da Casa Pia, uma coisa nos pode dizer, mesmo que sejam todos inocentes (eu por acaso penso que são todos culpados), o facto é que a pedoflia na Casa Pia ja remonta à decadas! (pelo menos).

Eu não retiro valor à Casa Pia, antes pelo contrario venero, quanto melhor for a instituição mais orgulhoso fica o Tuga!!!! Mas temos de ser corajosos e reconhecer que algo não funciona, as pessoas têm medo de gritar bem alto que as crianças são mal tratadas porque não vêm a justiça funcionar.

Estes crimes com as crianças são muitos dificeis de provar, sendo os casos na maior parte das vezes arquivados na policia ou em tribunal por falta de provas, retirando à policia margem de manobra.

Ou Portugal dá passos, toma medidas, define uma estrategia para proteger efectivamente as crianças ou não tem legitimidade para obrigar uma criança a nascer que em termos estatisticos tem uma probabilidade enormissima de ir parar a estas organizações.


VOTA SIM

- Felicidade das crianças

Não é o que toda a gente quer??????????????????????????????????????????????

Questão economica

Alguem tem duvidas que se a mãe/pais puder escolher a melhor altura para ter o filho, lhe vai dar objectivamente muito mais condições? Boa educação, leite todos os dias, uma bicicleta, ...

Alguem desconhece a realidade das escolas onde ha subnutrição em algumas crianças? Acham que planeamento familiar é uma treta? Acham que faz sentido haver planeamento familiar, estruturar uma familia, para depois, resultado de um acidente, tudo o que o estado ajudou a planear vai por agua abaixo!!!

Questão Afectiva

Esta questão torna-se evidente, quando as razões que motivam o aborto são razões são, tambem elas, razões afectivas nomeadamente quando resultam da separação da mãe/pai/pais.

O caracter e os valores no Homem, na sua base, na sua estrutura, são obtidos nos primeiros anos de vida. O amor dos pais (os dois) é fundamental e insubstituivel.

É claro que é possivel os pais separarem-se depois da criança nascer, mas há uma grande diferença entre o Estado obrigar uma criança a nascer sabendo que essa criança não vai ter uma educação com os dois pais, do que os pais descobrirem depois da criança nascer que afinal vao fazer a sua vida separados.

VOTA SIM



- Coerência com a ciência

Aqui a sociedade, a religião, e ate a propria medicina tem vindo a defender uma teoria que para mim é um bocado hipocrita.

Quem pensa que nós vimos de Adão e Eva ainda não olhou para um macaco!!!!! :)

No universo não sei, mas a vida na terra começou num dado momento.

Foi no momento onde apareceu a primeira "coisa" microscopica que abanava o rabinho, ela nasceu no oceano, e desculpem la não me lembrar do nome, mas apenas me recordo do seu aspecto fisico, é extremamente parecido com os espermatzoides.

Dessa "celula" descendem todos os seres vivos que conhecemos.

Por isso não me venham dizer que vida é quando tem olhos, ou coração, ou pilinha, a vida esta dentro de nós, nos espermatzoides e no ovulo, eles quando se juntam apenas misturam os ADNs . Por isso cada queca que damos com contracepção, estamos a matar milhões de vidas.

Engar um espermatzoide com um saco gigantesco de borracha (preservativo) é homicidio premeditado
Abortar as 10 semanas é homicidio premeditado
A pilula do dia seguinte é homicidio premeditado
O pessoal do planeamento familiar paratica tentativa de homicidio

Só que deve ser um homicidio aceite porque trata dos pais gerirem a vida que ELES vão CRIAR.



VOTA SIM


- Religião

Três é a conta que Deus fez, eu como não sou catolico digo, três é a conta que os pais fazem, quando, onde e como quieserem!!!! :)


VOTA SIM


:)


Paulo Antunes