quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Hoje em Lisboa, lançamento dvd


Hoje, entre as 18 e as 20 horas, em Lisboa, o Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo SIm com Midas Filmes, nas novas instalações da Livraria Ler Devagar (rua da Rosa, 145), lançamento deste filme de Claude Chabrol, de 1988.

A apresentação está a cargo de Inês Pedrosa (jornalista e escritora) e Rita Blanco (actriz).

Sinopse:
"Uma questão de mulheres" é uma história passada na França sob ocupação alemã há mais de 60 anos, mas é sobretudo uma história que, tantos anos depois, continua a ter estranhas ressonâncias entre nós.
É a história da última mulher condenada à morte – e guilhotinada – em França. O seu crime? Ajudar uma vizinha a abortar e depois, porque muitas mulheres a procuraram, fazer disso um negócio que, num tempo de guerra e privação, lhe proporcionou uma vida melhor. Até que, a denúncia do seu próprio marido, a leva à prisão e a ser julgada e condenada por um tribunal especial. Condenada à morte e guilhotinada.
Não é evidentemente isso – a condenação à morte – o que está em causa entre nós.
Mas está em causa que ainda hoje em Portugal as mulheres sejam empurradas para a clandestinidade, os tribunais e a ameaça de prisão.
E é por isso que passados mais de 60 anos sobre estes acontecimentos, este filme com quase 20 anos continua a ser entre nós da maior actualidade. Por isso, a sua edição em DVD.


Nota: O DVD do filme "Uma questão de Mulheres" estará à venda durante a sessão de lançamento ao preço especial de 10 € e a receita obtida reverterá integralmente para o Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo SIM.

2 comentários:

TiagoRodrigues disse...

Muito interessante o livro. Sim à despenalização, mas NÃO à liberalização do Aborto!

cidadaniapelosim disse...

Liberalização é o que temos com o aborto clandestino, onde não há regras, nem limites. Despenalizar não é liberalizar. E despenalizar não vai obrigar nenhuma mulher a abortar, mas vai permitir que a sua escolha seja respeitada, sem continuar a ser criminalizada por isso.

IS